Seguidores

Romance escrito em tempo real

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Valioso arquivo

Sempre pensei que existe um lugar onde os personagens habitam. Ficava sempre imaginando que suas histórias continuariam em algum lugar que, a partir do final da leitura, passamos a não ter mais acesso. Como se devolvessemos a privacidade, a maior idade, o livre arbítrio a esses personagens tão reais, atemporais e com o poder de nos conduzir por caminhos que, normalmente, não são os nossos de cada dia. Na maioria das vezes, o que destoa é o que nos encanta. Somos apresentados a eles e em um breve instante já povoam nossas mentes e passam a fazer parte de um valioso arquivo. Não ficamos conectados permanentemente a este arquivo, mas toda vez que buscamos por ele, tomamos posse do mesmo encantamento. Passam nossas histórias pessoais, vão- se transformando em lembranças, mas as lembranças nem sempre são fieis. Com o passar do tempo elas podem nos trair "como aquele monumento alto que parece mais alto porque é lembrança”, exatamente assim como traduziu Clarice Lispector em Água Viva. Ao contrário das lembranças, os personagens e suas histórias permanecerão extremamente fiéis à nossa memória afetiva.
Stella Tavares

32 comentários:

Eduardo Montanari disse...

Sei o que quer dizer. Guardo personagens dos livros que li, até hoje na lembrança. Pra mim não são personagens, mas sim pessoas que conheci.

angela disse...

Nossa memoria nos prega peças e se pensarmos que apreendemos apenas parte dos acontecimentos...não existe memória, existe histórias sómente.
Bom quando aparece por aqui.
beijos

Anônimo disse...

Que lindo texto, Stella. Quem nunca imaginou a história de seus personagens preferidos em andamento, mesmo após o final da jornada da leitura? Eu tenho vários em minha mente, sem dúvida!

Beijo grande, linda semana para vc!

Eva Gonçalves disse...

Concordo inteiramente :)) Abraço

chica disse...

Lindo texto e como é bom poder sonhar com os personagens,não? beijos,lindo dia!chica

Rosemildo Sales Furtado disse...

Olá Stella! Perdoe-me por somente agora está te visitando, é que meu amigo PC teve um probleminha e eu tive de levá-lo ao médico.

Adorei o texto, muito verdadeiro. As personegens, por mais que queiramos, em algumas vezes, não saem da memória.

Ah1 Muito grato pela visita.

Beijos e ótimo domingo pra ti.

Furtado.

Juliana Dias disse...

Muito interessante sua análise!

Saiba que gosto muito do seu blog, e sempre que posso passo por aqui, com prazer!

Grande beijo!

Carla disse...

Sim, existe um lugar onde os personagens habitam: em nós.

Bjos

Úrsula Avner disse...

Oi Stella,

passei para uma rápida visita pois ando atarefada com problemas de saúde na família. Obrigada por seu habitual carinho lá no Sempre Poesia. Depois volto com mais tempo. Bj.

Úrsula

Marcos Mariano disse...

eu acho que a viagem mais alucinante e intensa que uma pessoa pode fazer é na sua própria mente,as lembranças tem esse poder de nos transportar pra qualquer lugar e fazer de um final uma história sem fim,torna os nossos personagens favoridos em seres reais.

oi stela!
vim retribuir a visita e agradecer pelo carinho to te seguindo
super bjo

EDUARDO POISL disse...

"... E de novo acredito que nada do que é
importante se perde verdadeiramente
Apenas nos iludimos, julgando ser donos das coisas,
dos instantes e dos outros.
Comigo caminham todos os mortos que amei,
todos os amigos que se afastaram,
todos os dias felizes que se apagaram.
Não perdi nada, apenas a ilusão de que tudo podia ser meu para sempre."

Miguel Sousa Tavares

Desejo uma linda semana.
Abraços com carinho.

O homem e a mente disse...

Muito verdade o que escreveu..

Quando será o próximo livro ?:D

Anônimo disse...

olá, Stella,

Sim, nossas lembranças nos traem. Para mim também ficam para sempre as personagens dos livros que leio.
Dei à minha filha o nome de uma personagem marcante para mim.

Bjs
Adriana

PS: Stella, por favor atualize tua lista de blogs, perdi o meu Intimo e Pessoal, gostaria que incluisse em tua lista, meu novo blog

Daniela disse...

hehe
pois eh.. guardo fatos/historias, mas com o tempo alguma coisa delas se distorcem um bucadinho por conveniência (huahua) ou memória ruim mesmo

=S

beijos

entrelinhas. disse...

chamo a esse sítio o virar da página :)

beijo,
sara

Miriam de Sales disse...

Entendo vc,amiga;guardo lembranças inesquecíveis,na mente,nos baús,nas entrelinhas dos livros q/leio.
Vir aqui é ter um encontro c/a esperança. bjs

Rafaela Andrade disse...

É igual a lembrança e a saudade. Tudo sempre estará vivo se estiver dentro de nós.

Saudade de ti.
Bom carnaval!
Beijo!

Rafaela Andrade disse...

ah... esqueci: eu adoro inventar história pros meus personagens preferidos, imagino todos os diálogos... tudo!!! Demoro a pegar no sono e quando pego é pensando cada detalhe.

Graça disse...

Querida Stella, o texto é tão verdade.

Tenho andado sem muito tempo para te escrever, mas vou fazê-lo um dia destes. Li o que me enviaste e adorei... depois te direi mais.


Um beijo imenso de carinho e boa semana.

~PakKaramu~ disse...

Pak Karamu visiting your blog

Manuela Lisboa disse...

Como te compreendo, eu guardo muitas histórias reais da minha infância vivida com tanta intensidade e, rodeada de bons amigos e família hoje, no entanto, já não é bem assim, fiz amigos mas que não souberam estar, não souberam respeitar o meu espaço por isso lhes abri a porta de saída mas, outros encontrei por acaso aqui neste mundo virtual, marcamos um encontro/convivio e hoje somos verdadeiros amigos@ reais, amigos que se um estiver mal, todos corremos quilómetros para nos encontrar, amigos que tanto amo, amigos que tanto preciso, amigos que me compreendem e falam a minha linguagem, leias, sinceros e transparentes.
Amiga vou tentar seguir o teu Blog, está lindo e acima de tudo muito informativo.
Beijinhos De Mim para Ti.
Manuela Lisboa.

Anônimo disse...

Stella,

Tenho um selo para você no meu blog, quando puder, passa lá para pegar.

Bjs e bom fim de semana

Adriana

dade amorim disse...

Um texto bem verdadeiro e que leva a refletir nesse fenômeno da literatura que são os personagens com que nos identificamos e que nunca mais esquecemos. O que fica deles em nós.

Beijo pra você e parabéns pelo blog.

Unknown disse...

Querida Stella, Eu sempre tenho essa sensação de que os personagens vão além. E os guardo como se fossem pessoas próximas.
A vida é assim, no silêncio da nossa mente guardamos muitas histórias.
Tenha uma ótima semana.
Beijos

Lucimar

Unknown disse...

Querida Stella, Eu sempre tenho essa sensação de que os personagens vão além. E os guardo como se fossem pessoas próximas.
A vida é assim, no silêncio da nossa mente guardamos muitas histórias.
Lindo Texto!
Tenha uma ótima semana.
Beijos

Lucimar

Chico de Assis disse...

Concordo com você e com Clarice Lispector. Stella, gostei de tudo que aquí ví.
Maravilhoso o seu Blog.
Um abraço nordestino.

JORNAL RAIZONLINE - SEPARATA disse...

Exmo(a). Senhor(a)

O jornal Raizonline (http://www.raizonline.com) assenta na colaboração voluntária, neste momento de cerca de uma centena de autores. Tal como faz parte do seu estatuto temos uma relação forte com o mundo dos Blogs: os nossos autores, se o desejarem, podem ter referências pessoais nos seus trabalhos, tal como Blogs que possuam, actividade que exerçam ou inserção dos seus mails para contacto.

Estamos neste momento a lançar a primeira parte de uma nova iniciativa destinada a estreitar mais a nossa relação com a blogosfera, procedendo à selecção por votação dos blogs mais relevantes pelo que solicitamos que nos informem se estão na disponibilidade e interesse em pertencer à lista que será submetida a votação.

Melhores cumprimentos

Daniel Teixeira

raizonline@raizonline.org

http://www.raizonline.com

Liz / Falando de tudo! disse...

bonsoir...
estou de férias, por isso tenho tempo de dar uma passadinha no cantinho dos meus amigos virtuais... fiquei feliz de vê-la no grupo de meus seguidores.
merci, eu volto!

Amanda Luna disse...

Olá, acabei de montar meu blog ( tá bem no comecinho mesmo)sou sua seguidora e se você puder me seguir tambem e me dar essa força eu agradeço muiiitooo.
Parabéns seu blog é muito bom!!!
também sou escritora, estou no meu primeiro livro, quem sabe a gente possa trocar informações, dúvidas, etc...
bjão!!

Amanda Luna disse...

oiii, obrigado pela força lá no meu blog e se quiser sugerir algum assunto p/ os posts fique à vontade : o blog é nosso!!!
vou linkar seu blog como um dos meus preferidos para dilgulgar!!!
beijos com carinho
ah ... e amanhã começo ler seu livro virtual!!

www.pedradosertao.blogspot.com disse...

Olá, Stella,

As imagens que guardamos daqueles personagens com vida ficam mesmo!

Abração

As Tertulías disse...

Estou com saudades... desde 3 semanas nao apareces... tudo bem?????