Seguidores

Romance escrito em tempo real

terça-feira, 27 de julho de 2010

Nomes e Pessoas

Existem pessoas cuja personalidade nada tem a ver com o nome que carregam vida a fora. Conheci muitas Generosas que eram verdadeiras muralhas, se mantinham à distância, sem a menor vontade ou dom de compartilhar, ajudar, doar. Conheci Santas, endemoniadas, inclusive uma vizinha que usava os próprios filhos para segurar os “inimigos” para que ela própria pudesse espancá-los até quando forças tivesse. E não é difícil explicar tanto desacordo entre nomes e personalidades: nomes são escolhidos para bebês, puros, indefesos, risonhos, com uma moleira que pulsa nos lembrando o tempo todo quanto cuidado precisam.
Conheci também pessoas cujos nomes foram assoprados, vieram junto com o sopro de vida, acredito. Como o nome de minha irmã, Maria Auxiliadora, nome certo, totalmente em harmonia com sua personalidade, seu espírito sempre aceso, pronto para o auxílio, o primeiro socorro.
E passaram-se os anos, mudaram os costumes, as pessoas, atitudes, mas em Maria Auxiliadora nada muda porque essência não é passível de mudanças. Tanto faz se a chamamos de Dora, Dorinha, Dôra , Maria, o que importa é a sua essência, que se lhe fosse tirada seria como tirar o sentido do seu viver. Para isso nasceu Maria Auxiliadora, Dora, Dorinha, Dôra , não importa o nome que a chamamos, porque o que sempre fica é a essência que exala de suas mãos.
Stella Tavares

14 comentários:

Anônimo disse...

Que bonito isso! Pessoas que fazem jus ao nome, ainda mais essas, com instinto de cuidar, tecer amores.

Beijos.

Lídia Borges disse...

Nomes e personalidades são de facto coisas distintas, mas quando dialogam assim tudo parece perfeito.

L.B.

angela disse...

Quem sabe foi um pressentimento daquelas mães e um desejo de atenuar as características que intuiram que suas filhas teriam. A sua mãe intuiu, gostou e colocou. Podemos imaginar qualquer coisa...mas com certeza nome e personalidade são coisas diferentes.
Que bom ter uma irmã assim.
beijos

Rosemildo Sales Furtado disse...

Também acredito que personalidade e nome são duas coisas distintas. Acredito que ao nascer, a pessoa já traz o dom de ser boa ou ruim, embora que, o ambiente onde vive, na maioria das vezes exerce alguma infuência.

Beijos,

Furtado.

Eraldo Paulino disse...

Interessante a tua reflexão...

E é impressionante como o nome realmente é uma espécie da nossa essência, né?

Bjs!

Unknown disse...

Bonito, profundo, perfeito Stella minha amiga querida.
Sempre prestei atenção nesta questão. O nome tem muito a ver com a índole de cada um. Por isto dizer que o nome seja algo pensado, balanceado e pronto, para que ele não influa sobre a criatura que lhe está a merecer ou não.
Nascemos sim com nossas personalidades já prontas, mas como acredito que o nome exerce sim uma certa influência e que não cai por um acaso. Uns vem como estímulos para que sejam soprados razões purificadoras, anseios de acertar, outros bem denotam algo estranho, mas que nem se deve questionar e deixar rolar. É a minha opinião.
Gosto de tuas exposições, dos teus textos bem colocados e descritivos.
Gosto dos teus assuntos em pautas, reais e esclarecedores.

Perfeito!

Bjs

livinha

Brasil Desnudo disse...

Olá Stella, bom dia!!

Excelente a abordagem do texto...
Mas concordo quando vc fala que... Não importa o nome da pessoa, mas sim a essência que o ser carrega em seu interior... Essa sim, ultrapassa simplesmente um nome...

Meus paabéns pelo belo tema e, pelo conteúdo do Blog... Muito bom mesmo!


Marcio RJ

Mônica disse...

Stela
E muitas vezes os nomes pegam. Mamae colocou meu nome por causa de santa Monica, mãe de Santo Agostinho que rezou 50 anos pela sua conversão.
Eu não sou santa mas gosto bem de fazer oraçoes.
com carinho MOnica

Carla disse...

Eu não acredito que o nome influencie na personalidade, mas é curioso como o meu nome casa com a minha essência: Carla Simone. Carla= gosta de fazenda, de plantas. Simone= aquela que ouve. Realmente, amo a natureza e sou boa ouvinte. Coincidências acontecem! rsrs.

E o teu nome, hein? Stella = estrela. Nasceste para brilhar?


Bjos

As Tertulías disse...

Eu conheco uma "Salomé"... mas a pior de todas é uma "Damiana" - esta nao faz jus ao nome do santo...

Graça Pereira disse...

Achei interessante este texto, este nexo do nome com a pessoa....Assim como há nomes bonitos mas cujos "donos" nos fizeram algo de menos bom...quando encontramos outra pessoa com o mesmo nome...associamos logo ao que nos aconteceu. Claro que depois a convivência...nos fará ver que era um juízo errado...Beijos
Graça

Por toda minha Vida disse...

Parabéns pelo livro virtual.

Voltei hoje estava descansando e lendo muito e descubro que ainda tem mais um, o seu.

Beijo

Julio Lobo disse...

É lindo seu falar!
Quando lei seus textos, sinto um arrepio correr minha espinha...é como se algo mudasse dentro de mim.

Obrigado.
Julio Lobo.

Srª Ribeiro disse...

Que texto lindo Stella. Adorei o teu jeito de escrever, torna tudo tão poético, tão gostoso de ler. Teu trabalho é excelente. Parabéns!
Ganhou uma seguidora e comentarista fiel...Estarei sempre por aqui.
Sorte e sucesso Stella.

Abraços

'Glenda Barros