Seguidores

Romance escrito em tempo real

segunda-feira, 11 de maio de 2009

A ARTE DA RESTAURAÇÃO:

Abandonar o que precisa ser restaurado, derrubar, erguer um novo, sempre foi tão mais fácil e rápido. Tantas vezes vi irem abaixo igrejas e casarões centenários ou, em nome da “modernidade”, a total descaracterização. Pinturas e afrescos sendo cobertos por várias demãos de tinta. Criando-se assim elipses históricas e culturais. Perdas inestimáveis. Restaurar é um ato de delicadeza e paciência. No dia-a-dia, quantas vezes também nos descaracterizamos, abandonamos, abolimos traços importantes de nossa personalidade. Vamos passando por cima do que acreditamos, sendo moldados de acordo com a situação e o momento, acrescentando e agregando valores que nos foram impostos. Quando se percebe, o que existia de mais genuíno e importante vai ficando em segundo plano. O mais importante é lembrar que o essencial não cai de moda, não se degrada e nem existe peça de substituição. O que existe é a restauração, mais que isso: O “Advento da Restauração” É preciso trazer de volta tudo que vale a pena, mas que foi se perdendo com o passar do tempo. Merecemos restaurar a paciência, a alegria genuína. Aquela alegria de nossa infância que nos fazia dobrar de rir, gargalhadas que preenchiam, com certeza, a casa em que vivemos nossa infância.

Stella Tavares

5 comentários:

Pena disse...

Num Post perfeito feito por uma pessoa gigante perfeita, entendi a sua significativa mensagem de "Restauração".
Registei:
"...Quando se percebe, o que existia de mais genuíno e importante vai ficando em segundo plano. O mais importante é lembrar que o essencial não cai de moda, não se degrada e nem existe peça de substituição. O que existe é a restauração, mais que isso: O “Advento da Restauração” É preciso trazer de volta tudo que vale a pena, mas que foi se perdendo com o passar do tempo. Merecemos restaurar a paciência, a alegria genuína. Aquela alegria de nossa infância que nos fazia dobrar de rir, gargalhadas que preenchiam, com certeza, a casa em que vivemos nossa infância..."

Sabe, também vivo no eterno sentimento mágico de criança...
Se mo tirarem...adeus..."morro", por dentro...
Adorei. Fabuloso.
Beijinhos de amizade e imenso respeito.
Sempre a admirá-la

pena

Bem-Haja pelo talento do seu grandioso sentir.

As Tertulías disse...

Nossa, como voce é um pessoa linda! Obrigado, muito obrigado pela linda mensagem la nas Tertúlias... Espero que nos mantenhamos em contato!

CARLA FABIANE... disse...

BOA NOITE, AMIGA...
Doce, Meiga e Encantadora Mulher...
" Ouça as palavras
que sempre desejou ouvir
Pronuncie as frases
que um dia desejou repetir
Sinta a emoção
que sempre esperou sentir
Caminhe pelos trilhos
que um dia desejou seguir
Divida o carinho com quem
sempre desejou repartir
Abrace todos os Amigos(as)
que sempre desejou reunir
E viva a vida
que sempre sonhou existir."
Vc é especial
Contagie a todos em sua volta com seu lindo sorriso
Vc possui o brilho das estrelas
Apresente-se para a vida e conquiste teus sonhos
Cante, Dance, Grite, Ame e Brilhe
Só Vc pode !
VOLTE PARA TOMAR UM CAFÉZINHO COMIGO, AMEI SUA VISITA!
BEIJOS

Lídia Borges disse...

Muito interessante esta visão do comportamento humano que, ao longo do tempo, sempre acaba por banalizar o essencial da vida.

Sinto-me honrada pela sua visita.

L.B.

Miss. Marli disse...

Querida, essa postagem sobre: A Arte de Restauração" é muito interessante, as pessoas preferem substituir coisas ou pessoas, ao invés de investir nelas.

Um dos conceitos de restaurar é: tornar o que precisar ser restaurado em seu estado original. Sabemos que não é fácil, mas deveríamos tentar, é muito bom recuperar de forma eficiente aquilo que está danificado.

Parabéns pela postagem.