Seguidores

Romance escrito em tempo real

terça-feira, 22 de setembro de 2009

A alegria nossa de cada dia

Quem disse que só o sofrimento ensina? A alegria também é uma excelente professora. Ensina-nos a leveza e o quão terapêutico é um sorriso, uma gargalhada. É ela, a alegria, que nos prepara e alicerça para momentos difíceis, delicados, tristes. Ninguém está livre deles. Quando ainda não havia descoberto o poder da alegria, bastava passar por algum momento adverso para despedir-me dela sem mais delongas porque achava que adversidade e alegria eram incompatíveis. Hoje vejo que não são. Muito pelo contrário, é exatamente aí que mais carecemos de sua companhia, do seu apoio. Alegria é pródiga, generosa, acessível a todos que a buscam. E não precisa ir muito longe para encontrá-la. Nós é que complicamos quando criamos barreiras, condições para recebê-la. Quando dizemos que seremos felizes quando conseguirmos um emprego melhor, ou nos tornarmos mais magras,concluirmos um curso, nos casarmos., uma infindável lista.. Vamos afastando-a de nós, deixando-a por conta de um futuro, como se fosse ele o responsável por capturá-la e trazê-la até nós. Tem uma frase do filme “O Todo Poderoso” que é perfeita e é quando Deus (Morgan Freeman) diz: “As pessoas mais felizes do mundo voltam fedendo para casa no fim do dia”. Não é preciso que tudo esteja perfeito para começarmos a sentir alegria. Vamos aprendendo a alegria quando um acontecimento ruim não apaga tudo de bom que recebemos pela vida , todas as bênçãos que nos foram dadas e quando ao invés de listar todas as necessidades relembramos todas as bênçãos recebidas, enumerando motivos para agradecer e nos alegrar. Se não mais nos apartamos da alegria veremos que mais temos a agradecer que a pedir. Se nos apartamos dela uma única necessidade apaga todas as conquistas. Talvez porque alegria e esperança estejam sempre de mãos dadas. Foram décadas para descobrir que felicidade não é sinônimo de vida perfeita ou gente perfeita. Tudo que precisamos é de uma alma de aprendiz, estarmos sempre dispostos a aprender a melhor maneira de ser feliz.

24 comentários:

Déia disse...

Como seria bom que todos entendessem que a felicidade é construída....

Cada pequeno fato bom do nosso dia, resulta numa grande felicidade...

Eu concordo que muita gente só aprende com as tristezas, mas aprendem repletos de ódio, rancor, mágoa...

Bom seria, aprender com o lúdico, com o saudável, com o amor!

bjinhos

:: Fatima :: disse...

Concordo.
Tem gtee que vive reclamando que nao efeliz,mas nao faz nada para er feliz!!!A felicidade e algo que comntruimos dia-a-dia,com pessoas legais do nossso lado, e mesmo sozinho ainda sim podemos ser felizes... TEnha um otimo dia!!!


Beejos

Unknown disse...

"Vamos aprendendo a alegria quando um acontecimento ruim não apaga tudo de bom que recebemos pela vida , todas as bênçãos que nos foram dadas e quando ao invés de listar todas as necessidades relembramos todas as bênçãos recebidas, enumerando motivos para agradecer e nos alegrar."
..............
Ô minha amiga, que belas palavras de incentivo, de força e alegria, vez que em nossa forma egoista de ser, apenas pedimos, sem lembrar de agradecer... Na vida, não sabemos de tudo e aprender de cara sem lição, é fruto da anormalidade... Ser normal é luta, aventurança, boa vontade e discernimento para compreensão e por fim aceitação dos presentes que a vida nos dar...
Como sempre, ótimos teus textos, fundados em muito aprendizado...
O meu poema de hoje, é proveniente de uma causa, ruim ainda que dura demais, mas compreensível e aceitavel. Passe lá e veja.

meu e-mail:livinha27@hotmail.com

No mundo não somos um círculo com duas pontas que se fecham, prefiro dizer que um espiral onde se consta sempre aberto para receber mais corações... Obrigada pelo seu carinho e fortaleçamos sim a cada dia, os laços afetivos a que nos predispomos...
Grde beijo
Livinh@

Marcone França disse...

EU acho que e isto, precisamos "aprender a ser feliz".

Abraço!

Lara Amaral disse...

Sábio texto! Bonita a sua forma otimista de ser. Gostei! Beijos.

Lídia Borges disse...

Concordo com o ponto de vista exposto. Sem dúvida que a alegria nos faz crescer e aprender a enfrentar a tristeza dos momentos adversos, que todos temos.
Conhecendo a tristeza, temos obrigação de valorizar a alegria em vez de a menosprezar.

Um beijo

Casa RaSena disse...

oi, Stella!
a coisa mais deliciosa da vida é ser feliz, é saber que se é feliz, e rir das besterias, e chorar com as emoções. facilita muito, o difícil aprendizado da vida.
adorei este texto, e adoraria muito mais se todos a minha volta sentissem a felicidade, agradecessem a possibilidade da vida, mas...
vamos tentando fazer a nossa parte ... com alegria.
bjkinhas com carinho no seu coração...

angela disse...

Stella
Tambem demorei para aprender que opostos podem coexistir e que isso é enriquecedor.
Lembrando o velho poeta Vinicius:
"é melhor ser alegre, que ser triste, alegria é a melhor coisa que existe"
beijos

Denise disse...

Construir felicidade e sorrisos,e fazer delas a energia q nos impulsiona a bem querer.
.....................
Comentando o comentário:
Meu mais sincero agradecimento a você que esperou a tempestade passar em mim e intuio energias boas.

Meu bem querer

Denise

Anônimo disse...

Tem razão, criamos barreiras para receber a alegria. Descobri que bom emprego, ficar magra, casar, não eram bem o que queria, não são sinônimos de alegria. Realmente não é perfeição que traz alegria, para mim é a aceitação, compreensão, cumplicidade, generosidade, lealdade e amizade que trazem alegria.

falando.com (quem quiser ouvir) disse...

Olá Stella,

Ótimo texto! Muitas pessoas precisam dar muitas voltas, ter encontros e descontros para depois entender que a felicidade estava logo ali, mais próxima do que se imaginava, num lugar de onde ela nunca saiu, mesmo que fique guardada e escondida. Ela está dentro de nós, só precisamos girar o prisma para começarmos a enxergá-la mais facilmente.

Grande abraço!

Fernando C. Salgado.

Rosemildo Sales Furtado disse...

Tudo que precisamos é de uma alma de aprendiz, estarmos sempre dispostos a aprender a melhor maneira de ser feliz.

"Como também sermos conscientes de que aceitamos tudo aquilo que nos foi designado por DEUS, inclusive, as adversidades"

Belo texto minha amiga, verdadeiro e objetivo. Parabéns!

A primavera chegou, passou lá no Arte & Emoções e deixou um bolinho. Dá uma passadinha lá.

Beijos,

Furtado.

Paulo Tamburro disse...

STELLA, é por isso que eu sempre digo e está, no meu blog que o humor é coisa mais séria deste mundo.

E acabei de colocar um texto por lá, que fala exatamente desta visão otimista da vida, sem mesmice, no entanto.

Sabe o que é STELLA, somos escravos das rotinas, das mesmices,sentimos culpa da felicidade e há algum tempo encontrei a explicação psicanalítica, desta culpa do ser humano em ser feliz.

Está no livro, EROS E CIVILIZAÇÃO de HERBERT MARCUSE,no qual ele enveredando pelos tortuosos caminhos da filosofia da psicanálise tenta encontrar a essência da natureza da culpa humana.

Segundo ele, no clã original, o Pai primordial era o único dono dos prazeres da mãe e da natureza.

Aos filhos cabia, exclusivamente o trabalho.

Certo dia os filhos se revoltaram contra aquela situação e decidiram que também, iriam querer desfrutar dos prazeres.

Então assassinaram o Pai primordial.

Agora poderiam gozar, com liberdade dos prazeres da mãe é da natureza.

Ledo engano, pois sempre que o faziam eram assaltados por um terrível sentimento de dor saudade e arrependimento.

Era a culpa de terem , para obterem os prazeres da vida , matado o seu próprio Pai primordial.

No nosso inconsciente coletivo, o prazer,a alegria, a felicidade é sempre ameaçada por este mosntro de múltiplas facetas que chamamos de :Culpa!

clique documental disse...

nuuuu amei este espaço... sou muito insegura...kkkk... semrpe!!

bjos

clique documental disse...

Ah! como é bom a felicidade!!!!

Graça Pereira disse...

A felicidade é... tão simples!! As pessoas é que ainda não se aperceberam. A alegria, vem por acréscimo. Um bom fds para ti, amiga Graça

wcastanheira disse...

Uma beleza de texto, uma ótima oportunidade para pensar um pouco, refletir, pensar é bom, quem pensa, logo, existe, bjos, bjos, bjoss

Anônimo disse...

Stella,muito lindo seu blog,com textos de primeira linha!A felicidade é mesmo uma conquista diaria,que deve sempre partir de dentro de nós!Bjs,

Por toda minha Vida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João de Sousa Teixeira disse...

DA FELICIDADE

Há um par de entretelas
no meu casaco novo
para que me sinta elegante

há um vinco de prumo finíssimo
nas minhas calças de pura lã
para que todos vejam a atenção
que dou às coisas importantes

há uma quantidade exacta
de minúsculos pregos nos meus sapatos
para que o meu andar resulte confortável

há um número ene de coisas
que nos fazem felizes

"Alegria Incompleta" Vega 1988

Beijinho
João

maria teresa disse...

Sempre me revolto quando leio que os desgostos e as contrariedades é que nos fazem "crescer" e interrogo-me: " Caramba! Será que eu não teria "crescido" se não tivesse tido desgostos?"
Tretas!!!

vieira calado disse...

Passei para agradecer as amáveis palavras em relação a

Viagem Através da Luz.

(coloquei um novo excerto)

bjs

Eva Gonçalves disse...

Olá Stella, também gostei do seu blogue. Como sabe que esse insight que teve sobre a felicidade, não proveio exactamente das contrariedades ? :)Realmente, a adversidade não é incompatível com a alegria, tem toda a razão!! Mas...se calhar, só passando por ela, temos essa noção, ou a felicidade de aprender que não precisam ser incompatíveis... :))
O que acontece, é que nem toda a gente, aprende as lições que a adversidade ensina...e que o poder da alegria ensinam. Felizes Stella, são aqueles que decidem que vão ser felizes, aconteça o que acontecer!
Um beijinho grande de uma insegura para outra!

Unknown disse...

A Paz do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo

A verdadeira lagrima não é aquela que sai dos olhos e corre pela face..
Mas sim aquela que sai do coração e corre pela alma...
E dizer que se vc tem chorado,Deus responde a oração de quem chora..Nunca fique triste Deus só prova quem ele ama..
Se ele esta provando sua fé..é por que ele te ama..para sua meditação..JEREMIAS cap 1 ver 19..
Que vc tenha uma otima sexta..
Assim diz o Senhor ao seu ungido..
Eu irei diante de ti, e endireitarei os caminhos tortos;
quebrarei as portas de bronze, e
despedaçarei os ferrolhos de
ferro.
E te darei os tesouros das
escuridades, e as riquezas
encobertas, para que possas
saber que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.
Is. 45:2-3


Abraços:
Diacono Sergio Christino - Discipulo de Jesus Cristo