Seguidores

Romance escrito em tempo real

segunda-feira, 30 de março de 2009

Antunes Caldeira disse Homem também chora.

Dizer que homem não chora implica em uma série de proibições, mas reunido a todas elas temos como resultado a idéia central: Homem não pode fraquejar. Sofri anos a fio com esta idéia martelando em minha mente. Ao contrário de tudo que ouvia, eu sentia medo e olha que não eram poucos. Sentia medo de escuro aos oito anos, chorava baixinho quando acordava durante a noite e não podia chamar por minha mãe para não assinar um atestado de medroso. Chegou a adolescência e comecei a me sentir inseguro, não merecedor de um lugar ao sol. Era magro demais, baixo demais, calado demais, não tinha assunto com as meninas. Detestava falar em público, apresentar trabalho em sala de aula, se pudesse nem chamada eu responderia. Foram anos difíceis. A minha sorte é que de estudar eu gostava. Todos gostavam de participar da minha equipe porque, na maioria das vezes, eu fazia todo o trabalho em troca da dolorosa apresentação.

Ao final do segundo grau prestei vestibular para engenharia mecânica e passei em primeiro lugar. Depois disso senti ir acalmando esse meu lado feitor. Fui percebendo que o primeiro e mais importante passo seria o respeito por mim mesmo, por minhas escolhas e decisões. Se me respeito, todas as pessoas me respeitam. Falando assim parece a conclusão mais elementar do mundo, mas vivenciar o aprendizado é um longo caminho.

A todas as leitoras, mães, educadoras: ensinem a seus filhos homem também chora e não existe nisso nenhum demérito.

3 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada pela visita ao blog =) Estarei visitando teus blogs.
Muito interessantes.
Abraços!
Tefy.

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

claro que choram. e não h´mal nenhum em querer mostrar os seus sentimentos.

deixo um beijo, voltarei com mais tempo para poder ler todos os postes.

obrigada!

Úrsula Avner disse...

Olá minha querida, talvez a maior força de um homem seja a capacidade dele de chorar, de mostrar sua sensibilidade. Obrigada por sua agradável visita e comentário.
Vamos mantendo contato. Quero ler depois pensamentos seus. Bjs com meu carinho.